quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Citações – Fernando Pessoa

COVER

Nesta primeira publicação da rubrica Citações, citámos Fernando Pessoa.

 

Fernando Pessoa

"Nós nunca nos realizamos. Somos dois abismos - um poço fitando o céu."

 

"Haja ou não deuses, deles somos servos."

"Deus é o existirmos e isto não ser tudo."

 

"Os críticos podem dizer que determinado poema, longamente ritmado, não quer, afinal, dizer senão que o dia está bom. Mas dizer que o dia está bom é difícil, e o dia bom, ele mesmo, passa. Temos pois que conservar o dia bom em memória florida e prolixa, e assim constelar de novas flores ou de novos astros os campos ou os céus da exterioridade vazia e passageira."

 

"A beleza de um corpo nu só a sentem as raças vestidas. O pudor vale sobretudo para a sensibilidade como o obstáculo para a energia."

 

"O perfeito não se manifesta. O santo chora, e é humano. Deus está calado. Por isso podemos amar o santo mas não podemos amar a Deus."

 

"Tudo o que dorme é criança de novo. Talvez porque no sono não se possa fazer mal, e se não dá conta da vida, o maior criminoso, o mais fechado egoísta é sagrado, por uma magia natural, enquanto dorme. Entre matar quem dorme e matar uma criança não conheço diferença que se sinta."

"A consciência da inconsciência da vida é o mais antigo imposto à inteligência. Há inteligências inconscientes - brilhos do espírito, correntes do entendimento, mistérios e filosofias - que têm o mesmo automatismo que os reflexos corpóreos, que a gestão que o fígado e os rins fazem de suas secreções."

 

"A maioria pensa com a sensibilidade, eu sinto com o pensamento. Para o homem vulgar, sentir é viver e pensar é saber viver. Para mim, pensar é viver e sentir não é mais que o alimento de pensar."

 

"Quanto mais diferente de mim alguém é, mais real me parece, porque menos depende da minha subjectividade."

 

FERNANDO PESSOA

 

 

Na próxima semana, citámos José Saramago.

Banners

Sem comentários:

Enviar um comentário