quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Brasil recorda os 100 anos do nascimento de Jorge Amado–Notícias das Letras

 

 

 

Jorge Amado faleceu em 2001 aos 88 anos de idadeJorge Amado faleceu em 2001 aos 88 anos de idade

Um dos mais consagrados autores de língua portuguesa, o baiano Jorge Amado (1912-2001), criador de uma obra única, capaz de unir crítica social, ironia e erotismo, faria na sexta-feira 100 anos.

Conhecido mundialmente pelos romances "Gabriela, Cravo e Canela" (1958) e "Dona Flor e Seus Dois Maridos" (1966), Jorge Amado consagrou-se pelo seu estilo simples, com temáticas e personagens populares que traziam à tona a sensualidade da mulher baiana e as injustiças sociais da época.

No Brasil, o escritor é visto como alguém que foi capaz de "reinventar" o conceito de "brasilidade" e do papel do mestiço na formação da cultura nacional.

Filho de um fazendeiro de cacau do sul da Baía, Jorge Amado estudou em bons colégios, tendo-se graduado em direito, em 1935, na Faculdade Nacional de Direito do Rio de Janeiro, atual Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

O seu primeiro romance, "O país do Carnaval", foi lançado quando tinha apenas 18 anos, em 1931, mesmo ano em que se casou com a sua primeira esposa, Matilde Garcia Rosa.

Apesar da ênfase dada ao teor erótico da sua obra, Jorge Amado foi desde o início ligado à política, tendo sido membro do Partido Comunista Brasileiro (PCB).

FONTE: Diário de Notícias

 

noticias

Sem comentários:

Enviar um comentário